O Fibonacci é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado financeiro, ela é uma fórmula matemática desenvolvida por Leonardo Fibonacci, e é usada por operadores para medir a retração ou para oferecer uma projeção dos preços.
Os valores oferecidos pelas plataformas de negociação, para retração são:
- 38,6%
- 50%
- 61,8%
Os valores que precisam ser adicionados para projeção são:
- 127%
- 144%
- 161,8%
Para obter-se o resultado da retração ou projeção, é necessário encontrar no gráfico dois pontos, vamos nomeá-los de ponto A e ponto B.
Para definir qual será o ponto A e qual será o ponto B é necessário descobrir qual é a tendência do mercado.
Topos e fundos de uma tendência
Suponhamos que o mercado está em uma tendência de alta, reconhecemos esta tendência quando observamos que os preços máximos estão sendo superados após a existência de uma retração, e para cada máxima que o mercado oferecer chamamos de topo.
Se o mercado estiver em uma tendência de baixa, será visível que os preços mínimos serão menores após uma retração, e para estes pontos chamamos de fundo.
Partindo destas informações, sabemos que para medir a retração de uma tendência de alta, o ponto A precisa ser o início da tendência, portanto, para o menor preço ou seja a mínima do período analisado, o fundo será nosso ponto A.
Para a máxima do preço chamamos de topo que será o ponto B, essa condição do ponto A fundo para ponto B topo visualizada no gráfico será chamada de Perna 1, e você poderá visualizar a Perna 1, independente do tempo gráfico que você escolher, seja ele de 1 minuto 15M, 60M ou diário.
Após definir o ponto AB que é a Perna 1 vamos encontrar e medir a retração desta perna dando continuidade ao movimento do ponto B para C nomeando-a de Perna 2.
Ferramenta de Retração de Fibonacci
A ferramenta de retração de Fibonacci vem com a configuração default (padrão) nas plataformas com as valores de 38%, 50%, 61,8%, no entanto para encontrar padrões harmônicos, que irei explicar em um outro artigo, é necessário incluir outros valores como 78,6%, 89%.
Na figura abaixo você pode compreender melhor o resultado que queremos obter de uma retração de tendência de alta e uma retração de tendência de baixa.
Ferramenta de projeção de fibonacci
Todas as vezes que você for capaz de encontrar uma boa Perna 1 e o mercado fornecer a retração desta perna, nos teremos o movimento Perna 1 e Perna 2 que são os pontos AB e BC.
A projeção de Fibonacci será a ideia que podemos ter do futuro, nos criamos uma estatística, uma probabilidade baseando-se no fluxo do movimento anterior, consideramos como cálculo o aumento da energia, o aumento do número de participantes no mercado, oferecido pelo início do movimento Perna 1, que são os pontos A e B, que após uma retração trará a projeção de 100% da perna anterior, formando a Perna 3 dos pontos C e D, este movimentos chamamos de AB=CD.
Nos certificamos do tamanho da projeção de Fibonacci, quando pegamos o tamanho da perna AB, e projetamos o mesmo tamanho partindo do ponto C da Perna 2. veja a figura abaixo.
Muitos analistas usam a projeção de Fibonacci de maneira errada, o resultado das projeções dos analistas é de que primeiro alvo é 100% e o segundo 161,8%, da ferramenta, isto é errado e seria impossível encontrar padrões harmônicos a partir desta medição, pois seguindo a formula de Fibonacci o alvo da projeção é a continuidade das somas feitas a partir do ponto A, início do movimento. onde o resultado final é D. não é atoa que muitas operadores desistem de compreender o Fibonacci, pois muitos movimentos do mercado não acabam em 161,8% a leitura de um AB=CD pode ter resultados diferentes para o ponto D como 113% 127% 144% 161,8% 222%…
Vídeo abaixo…