Existe uma grande falta de experiência e ausência de compreensão dos operadores que satirizam a visualização de imagens nos gráficos, este artigo vai lhe ajudar a compreender e facilitar a suas operações, aproveitando as oportunidades das imagens oferecidas pelo comportamento do preço, resultando matematicamente em padrões harmônicos.
Quando comecei a operar no mercado financeiro, eu tinha uma grande dificuldade de encontrar, o melhor ponto de compra ou venda, a razão foi pelo fato de que quando o mercado se movimentava para cima, eu comprava, e quase que automaticamente me via fora do mercado, pois o preço retornava para baixo do preço de entrada e o mesmo acontecia em um cenário vendedor.
E inúmeras vezes eu revertia a posição, que era compradora para vendedora, e novamente, o mesmo acontecia.
Obviamente, sabendo que o preço retornaria, eu poderia comprar quando existisse uma retração, no entanto mesmo em compras e vendas de retração o mercado ainda assim me colocava fora do jogo.
Depois de observar vários cenários, compreendi que a melhor ação, era operar podendo observar a movimentação do preço, baseando-se na intenção do adversário e podendo reconhecer movimentos antecipados do mercado.
Essa ação de observar antecipadamente, não é bola de cristal, exitem fatores para interpretar o comportamento do preço, baseando-se na linguagem que o gráfico oferece, partindo da compreensão da ação psicológica dos operadores, é possível participar de uma operação de ação mais positiva, e analítica, ou seja, o mercado oferece um fato, e você reage a ele.
Para facilitar está compreensão eu coloquei alguns fatores, que favorece uma leitura limpa do gráfico sem viés.
Os fatores são:
Fato histórico
Matemática
Ideia e Psicologia
Leitura do Fluxo de ordens
Padrões Harmônicos.
Ação do operador
Fato Histórico e Fluxo de Ordens
O fato histórico é o preço visualizado no gráfico, tudo aquilo que você vê no gráfico, foi realizado pela execução de compra ou venda a partir do comportamento no book de ofertas, que é a ação dos participantes no fluxo de ordens, onde o histórico dos preços são registrados no Times and Trades, e depois transformados no estilo de leitura que você deseja interpretar no gráfico, seja em modelos de Candles Sticks grafico em linha ou Heiko… os operadores que fazem uso da leitura de book, conhecem essa estratégia como Tape Reading, leitura da fita, falaremos em Fluxo de Ordens em outro artigo.
Matemática
Para a matemática nos usamos a ferramenta de fibonacci para criar cálculos de projeção e retração, gerando as probabilidades de como os preços podem se comportar, partindo-se da informação, da distancia do fundo ao topo de um ativo em um determinado tempo gráfico.
Fator Psicológico
O mercado financeiro é formado por vários fatores, um fator motivador da movimentação do preço é a questão psicológica dos operadores, podemos ver claramente a ação psicológica em mercados aquecidos, em uma forte tendência de alta chamamos de euforia, quando muitos participantes se envolvem psicologicamente na ação de comprar um ativo por achar conveniente, porque todos estão comprando, e o mesmo acontece, quando em uma tendência de baixa, ocorre em uma queda de preço mais expressiva, resultado de uma ação coletiva dos participantes tomados pelo medo de perder dinheiro conduta psicológica de panico.
Em ambos cenários este comportamento é conhecido como de efeito manada.

Ideia
Muitos operadores iniciantes, os que habitualmente perdem dinheiro, repetem os discursos dos que não compreendem a leitura do gráfico, dizendo que ler gráficos ou analisa-los baseados em imagens ou candles sticks é apenas uma ilusão da mente, não há duvidas, que mesmo que você seja capaz de visualizar uma imagem, é necessário conhecimento para medi-la com a ferramenta de fibonacci e além disso ser capaz de interpretar-la.
Está imagem não pode ser uma imagem qualquer lusória, ela precisa oferecer resultados matemáticos congruentes para uma ação positiva, para cada sugestão de imagem oferecida pelo gráfico, chamamos de Ideia.
A ideia é sempre futuro, e por isso alguns operadores rejeitam suas projeções, afirmando ser bola de cristal, no entanto uma imagem que criteriosa e bem interpretada pode impedir ou diminuir o risco de perda de capital ou pode gerar bons lucros.
As Ideias precisam ser fundamentadas pela matemática, e as entradas precisam ser confirmadas pela leitura do fluxo de ordens, ou price action.
Ação do Operador
A partir da interpretação da imagem e analise gráfica a atitude do operador é determinante para o sucesso da operação.
Para uma ação se tornar positiva livre de ruídos o operador precisa se livrar do viés de confirmação.
Para entender o que é viés de confirmação de maneira simples, basta pensar, que está olhando o gráfico através de um véu, o que torna a visão ou realidade distorcida pelo tecido do véu, com o viés de confirmação, você interpreta a imagem a partir da suas intenções sugerindo estar certo ao invés de aceitar a realidade, achar ou pensar estar certo leva muitos operadores a quebrar a conta, livrar-se do viés confirmatório, é uma ação simples, quando fazemos uso do auto conhecimento e a matemática, gerando imagens reais de padrões harmônicos.
O Auto conhecimento é necessário não somente para o operador mas para todas as pessoas, durante sua vida pois é a partir do autoconhecimento, surge a maturidade.
Identificar ações, a partir de emoções como o medo, ganancia ou indecisões, são fatores psicológicos que necessitam um profundo autoconhecimento, é uma das fases mais demoradas para o operador, pois é necessário experimentar vários cenários e emoções para chegar em uma compreensão real de si mesmo, o resultado é uma satisfação da estratégia e uma aceitação do estilo operado.
Agora que você tem um esquema para seguir , vamos dar continuidade a leitura do gráfico interpretando de maneira simples fractais menores como candles sticks e padrões harmônicos.